MATEMÁTICA & CIA

segunda-feira, 5 de março de 2012

VOCÊ É UM NÚMERO



        Se você não tomar cuidado vira um número até para si mesmo. Porque a partir do instante em que você nasce classificam-no com um número. Sua identidade no Félix Pacheco é um número. O registro civil é um número. Seu título de eleitor é um número. Profissionalmente falando você também é. Para ser motorista, tem carteira com número, e chapa de carro. No Imposto de Renda, o contribuinte é identificado com um número. Seu prédio, seu telefone, seu número de apartamento - Tudo é número.
          Se é dos que abrem crediário, para eles você também é um número. Se tem propriedades, também. Se é sócio de um clube tem um número. Se é imortal da Academia Brasileira de Letras tem número da cadeira.É por isso que vou tomar aulas particulares de Matemática. Preciso saber das coisas. Ou aulas e Física. Não estou brincando: vou mesmo tomar aulas de Matemática, preciso saber alguma coisa sobre cálculo integral.
        Se você é comerciante, seu alvará de Localização o classifica também.
        Se é contribuinte de qualquer obra de beneficência também é solicitado por um número. Se faz viagem de passeio ou de turismo ou de negócio recebe um número. Para tomar um avião, dão-lhe um número. Se possui ações também recebe um, como acionista de uma companhia. É claro que você é um número no recenseamento. Se é católico recebe um número de batismo. No Registro civil ou religioso você é numerado. Se possui personalidade jurídica tem. E quando a gente morre, no jazigo, tem um número. E a certidão de óbito também.
        Nós não somos ninguém? Protesto. Aliás é inútil o protesto. E vai ver meu protesto também é número.
A minha amiga contou que no Alto do Sertão de Pernambuco uma mulher estava com o filho doente, desidratado, foi ao Posto de Saúde. E recebeu a ficha com o número 10. Mas dentro do horário previsto pelo médico a criança não pode ser atendida porque só atenderam até o número 9. A criança morreu por causa de um número. Nós somos culpados.
Se há uma guerra, você é classificado por um número. Numa pulseira com placa metálica, se não me engano. Ou numa corrente de pescoço, metálica.
E Deus não é número.
[...]


37 comentários:

  1. legal... só é preciso tomar cuidado para não virar um n°!!!! interessante.. eu não sabia que eu era um n°!!! by: Gréis Mello 1002

    ResponderExcluir
  2. A parte mais tocante, foi a que fala da criança que morreu por causa de um numero,foram atendidas as nove primeiras crianças mais não deu tempo para atender a décima, e assim a criança morreu por causa de um numero, acho os numeros muito importantes, até por que nossa vida depende deles.
    Ana Alice B. 1002-FG.

    ResponderExcluir
  3. Eu li a respeito do texto e entendi que todos somos números para ficarmos registrados durante todo o decorrer da existência humana, pois ao meu ver todo esse número que as pessoas são submetidas a enfrentar são para repararem a quantidade de pessoas que precisam de ser atendidas, quantas pessoas existem no mundo, pois todos tem um número de série de nascença, então, isso tudo faz um conjunto de números que no final tem um total, não sei para quê. Mas creio eu que quem inventou números de série teve um motivo e talvez este seja o motivo, e cada tipo de situação esses números estão ali para organizarem, como por exemplo: uma fila, pois tem filas que para nao surgirem brigas é obrigatório seguir por ordem de chamada, no caso, pela ordem númerica. Neste caso, os números... é facil saber porque os números estão organizando o atendimentos dessas pessoas... mas.... e o número de série de nascença? Sériamente, eu já pesquisei em casa tempos atrás acerca disso e nao encontrei respostas do porquê, mas eu vi no FANTÁSTICO ano passado e explicaram que pessoas tem números de série de nascença para enumerarem a ordem de nascidos e ver quantidade de pessoas existentes e com isso ver se o planeta poderá sustentar todas essas pessoas juntas. Mas e Deus? Como eu li no texto acima, ele nao tem um número de série, será que ele é superior ou inferior a nós, lógicamente nao, pois somos frutos dele... mas porque a diferença? Esta é a pergunta que não há resposta.


    FELIPE GONÇALVES DA CONCEIÇÃO
    TURMA 1002 FG

    ResponderExcluir
  4. Gosteii ..
    Super Interessante !
    Compreendo agora que a matemática esta em todo lugar .. Nao só na escola ou em cursos, mas tbm no nosso dia-a-dia .. Ou .. Não só pra onde olhamos ,mas tbm no que somos !!!

    *-Elisa Marques-* ( 1001 )

    ResponderExcluir
  5. muito realista este texto numca avia pensado nisso antes e a mas pura verdade!
    se eu tivesse q pensar antes teria pensado em qualquer coisa menos nessa ipotese!Ana carolina 1001Fg

    ResponderExcluir
  6. Impossivel vc viver sem numeros...
    Tudo ao nosso redor há numeros.
    Eles as vezes complicam, mas sao mtos necesssarios !
    Aluno: Bruno Silva
    Turma: FG 1001
    =D

    ResponderExcluir
  7. o texto nos mostra como os numeros são tão importante como as letras pois guando nascemos somos registrados e é com aquele registro que nos somos identificados, enfim os numeros fazem parte da nossa vida e do nosso dia a dia.
    Gabriel thadeu
    turma:1001 FG

    ResponderExcluir
  8. falando do texto acima "VOCÊ É UM NUMERO"
    não esta falando que nos somos um numero.
    Só esta falando que tudo ao nosso redor tem números no meio
    você é um numero pelo fato de quando você precisa de um atendimento
    médico somos chamados pelo numero...
    E por causa de um numero uma pessoa pode morrer como aconteceu no texto acima.
    bom eu acho que é por isso que o texto tem o nome "VOCÊ É UM TEXTO".
    ANA CAROLINE TURMA: 1002

    ResponderExcluir
  9. Muito bom eu concordo com isso para tudo na nossa vida nos precisamos dos numeros!!!
    Bruno Garcia 1001fg

    ResponderExcluir
  10. é uma coisa muito boa para todos nos,pois nos ajuda a resolvermos todos nossos problemas.diogo francisco gregorio

    ResponderExcluir
  11. tudo ao redor de nóis tem numero não tem como vc viver nessa vida sem numeros como o texto nós mostra...ailton nogueira fg1001

    ResponderExcluir
  12. bom realmente e interessante numca pensei nao avia passado pela minha cabeça una coisa asim e realmente faz todo sentido foi muito bom ler este texto!Bheatriz Mathias 1001fg

    ResponderExcluir
  13. Eu achei muito interessante e faz muito sentido.
    Amanda Vieira Turma:FG 1002

    ResponderExcluir
  14. Eu achei muito interessante esse texto,pois tudo que esta escrito è verdade. Nunca tinha parado para pensar como o numero è tao importante no nosso dia-a-dia. CASSIANE GONÇALVES DAVID Turma: FG 1002

    ResponderExcluir
  15. Este texto é muito interessante porque explica o quanto o número é importante em nossas vidas e explica que até para viver honestamente é preciso de números por ezemplo em cpf,identidade,titulo de eleitor,e algumaEste texto é muito interessante porque explica o quanto o número é importante em nossas vidas e explica que até para viver honestamente é preciso de números por ezemplo em cpf,identidade,titulo de eleitor,e algumas outras coisas também e isso é só para ter uma vida honesta porque para ter um carro,um endereço,tudo isso precisa de um número até mesmo nas coisas mais simples por ezemplo como nóis iremos usr um tenis,chinelo,uma roupa e a maioria das coisas mais simples que ezistem ou seja muitas outras coisas e foi isso que eu achei de mais enteressante nesse texto o explicar deo porque os números são tão importantes em nossas vidas.s outras coisas também e isso é só para ter uma vida honesta porque para ter um carro,um endereço,tudo isso precisa de um número até mesmo nas em VOCÊ É UM NÚMERO.
    Antonio Carlos 1001

    ResponderExcluir
  16. poxa achei esse comentário super interessante pois fala dos nossos numéros. pois todos os numéros que aparecem ai particulamete nós usamos.
    adorei beijos by:andressa caldeira siqueira 1002 FG.

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei muito pois podemos perceber que tudo em nossa vida e ligado a numero adoreii = ). Isabel Cristina

    ResponderExcluir
  18. Cada um numero serve pra uma coisa e as pessoas tem que ter cuidado pra não virar um numero porque pow causa de um numero tem pessoas morrendo a cada dia e tbm o testo e muito bom porque os numeros esta em nosso todos os dias devida. VAGNER RUBIM TURMA 1002

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei do texto, achei muito do texto muito interesante.
    Mais achei a parte da morte do menino muito triste.Porém ele descobriu q era um número!
    By:Ingrid Pereira;
    1002 FG

    ResponderExcluir
  20. Esse texto tem uma visão muito interessante sobre a nossa vida, os numeros REALMENTE fazem parte da nossa vida, estão por toda parte, inclusive no nosso, corpo uma coisa q me chamou a atenção foi a parte da menina, temos q saber diferenciar as coisas, tratar as pessoas não como um numero mas sim como uma PESSOA, e esse texto apenas valorizou a minha visão de mundo. JOÃO CARLOS THURLER DE SOUZA TURMA: 1002 FG

    ResponderExcluir
  21. Bom realmente percebi que querendo ou nao, somos um número, quando nascemos, quando morremos. Nossa! o número está presente em todo tempo de nossa vida. vamos parar pra pensar: lidamos com dinheiro o tempo todo e dinhero é óbvio(número) são pequenos detalhes que as vezes passa por desapercebido.
    Heberth de Souza Ferreira turma 1002

    ResponderExcluir
  22. Ameei o texto *-*
    A verdade é que em todos os lugares, todas as ocasiões sempre vamos precisar dos números, porque sem os números nós não saberíamos o que fazer no nosso dia-a-dia! Sempre iremos precisar dos números: desde a fazer provas e testes escolares até somar dívidas para serem pagas ou fazer aquele bolo que está na receita. Ou seja, sem os números não somos nada! Gosteei muito! (:
    Joel - 1002 FG

    ResponderExcluir
  23. Eu achei muito interesante por mostrar que os números estão no nosso dia-a dia e sempre estão encluidos no nosso cotidiano, e sempre estamos descobrindo novos meios através dos números esse foi o meu entemdimemto sobre o texto!!!!!!! Wellington Oliveira 1002fg

    ResponderExcluir
  24. pow muito interesante por mostra que os números estão no nosso dia-a-dia e sempre estar encluindo no nosso contidiano, e sempre estamos descubrindo novos meios através dos números esse foi o modo de eu entender o texto!!!!!!! aluno:jonathan viana turma:1002 fg

    ResponderExcluir
  25. È um texto muito interessante, nos ensina que tudo ao nosso redor é um numero, desde quando nascemos ate a nossa morte o número ja esta em nossa vida. O número é muito importante em nossa vida, o número esta em toda a parte, na identidade, certidão cpf em tudo.
    Jhuly Helen

    ResponderExcluir
  26. Eu entendi que nós somos um número que ao decorrer do tempo ficamos registrados em nossas vidas !!!

    José Lucas ... O_O 1002 FG

    ResponderExcluir
  27. Eu gostei, o texto é bom mais tem partes tristes, como a morte do menino.
    mostrou que todos somos números ,inclusive eu!
    Helen Almeida,1002 FG .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todas as partes ,que eu lie. eu achei interessante.pos tem várias pessoas que nao se deram conta que usa a matematica no nosso dia-a-dia.usamos no,mercado quando fizemos compra. e ate em casa quando fazemos comida.os temos que ter a medida certa . aluna shana heringer. 1001 fg

      Excluir
    2. eu gostei do texto achei muito interessante só que tem algumas partes do texto que é meio triste, pois a coisas de morte que o numero esta presente, mais o texto quis mostrar que o numero esta no nosso dia dia e que todos nós somos um numero todas partes sao muito interessantes...
      Aluna: samara
      Turma: 1001 FG

      Excluir
  28. É um texto muito legal e criativo que fala dos numeros e que quase tudo no nosso dia a dia usam numeros e vomos com o tempo sendo registrados como numeros.
    Aluno: Wellington Nunes
    Turma:1001 FG

    ResponderExcluir
  29. Impossivel vc viver sem numeros...
    Tudo ao nosso redor há numeros.
    Eles as vezes complicam, mas sao mtos necesssarios !

    ALUNO: IGOR BARROSO
    TURMA: 1001

    ResponderExcluir
  30. Achei muito interessante, tudo em nossa volta tem número, o mundo se ressume nos números, nós precisamos dos numeros para tudo na vida...Achei muito legal e muito criativo.
    Aluna: Nathalia Farias.
    Turma: 1001 FG

    ResponderExcluir
  31. gostei comprieendi que a matematica não e só apenas números e calculos sim um ensino fundamental para o nosso futuro aprendi tambem que somos numeros da vida,os numeros eram é e sempre sera usado no nosso dia-a-dia em todas as ocasiões importantes e desimportantes
    D=

    Aluno=Wanderson da Silva Conceição
    Turma=1001FG

    ResponderExcluir
  32. 'Podemos perceber q o numéro é Muito Importânte,Usamos eles pra Fazer Tudo
    O Texto Mostra como é Importânte Estudarmos Matemática.
    Os Numéros estarão sempre Presente em nossas vidas'
    Gleyce Nunes 1001 FG.

    ResponderExcluir
  33. Eu achei muito interessante que tudo para nossa vida precisa de numeros
    turma:1001
    aluno:mateus garcia fg

    ResponderExcluir
  34. eu achei o texto muito interessante porque fala de um assunto que esta presente em nossa vida e mostra que usamos os numeros para quase tudo em nossa vida. joyce turma1001 fg

    ResponderExcluir
  35. Eu entendi Que os Numéros Estaram
    com nosco até a Morte.

    Mauro Costa 1001 FG..

    ResponderExcluir